
urbanismo
TÁTICO
O QUE É?
Em busca de melhorar a qualidade de vida nas cidades a partir de intervenções temporárias capazes de promover a reapropriação do espaço urbano pelas pessoas, surge uma nova técnica no urbanismo, o chamado “urbanismo tático”.
A combinação das estratégias que visam melhorar a segurança viária e ajudar os espaços públicos numa visão a longo prazo de planejamento urbano se mostram como uma técnica eficaz para articular e estimular novos usos na cidade e trazer um impacto positivo na qualidade de vida da população.
Partindo disso, o movimento se utiliza de soluções projetuais rápidas, práticas, pequenas e/ou temporárias para demonstrar a possibilidade e o potencial que as mudanças em larga escala e a longo prazo possuem.

COMO FUNCIONA?
Os projetos em geral podem ocorrer de diversas maneiras no espaço urbano, um parklet, uma horta comunitária, uma mini praça e até mesmo uma pintura no chão para mudar o desenho de uma rua são exemplos dessa “acupuntura urbana”. Cada uma das soluções deverá atender as necessidades e particularidades de cada local.
Em determinada rua, por exemplo, a principal necessidade pode ser uma ciclofaixa bem sinalizada ou calçadas acessíveis. Em outra área, o principal problema pode ser um cruzamento perigoso para os pedestres, que necessitam de mais segurança para realizar a sua travessia. Áreas ociosas ou subutilizadas, como os estacionamentos, podem ser transformados em espaços públicos de convivência, como pequenas praças.
QUAIS SÃO AS ESTRATÉGIAS DE URBANISMO TÁTICO PARA A SEDE DA ESCOLA DE COMPETÊNCIAS MODULAR DA pUCPR?
A fim de incentivar a participação dos alunos e trazer contribuições para o espaço urbano, uma das estratégias do urbanismo tático para o entorno da sede da Escola de Competências Modular prevê a criação de um concurso de ideias com premiações para os estudantes que conseguirem criar soluções rápidas e práticas para o local. Mobiliário urbano como bancos, pontos de ônibus e bicicletários são exemplos dessas soluções funcionais.

ESTRATÉGIAS DE MOBILIDADE
Promover uma cidade cada vez mais sustentável é uma das preocupações da PUCPR. Desenvolver novas tecnologias que se utilizem de energias renováveis e limpas para os meios de transporte e criar novos modais são algumas das modalidades oferecidas no ensino da instituição. Através dessas pesquisas é possível alcançarmos um futuro com mais qualidade de vida para nossas cidades.
Pensando nisso, a Escola de Competências Modular procura incentivar seus alunos através da aplicação de seus objetos de estudo e pesquisa no espaço urbano. Carrinhos elétricos, bicicletas compartilhadas e demais meios de transporte alternativo que forem desenvolvidos por estudantes de Engenharia XXX poderão ser utilizados na cidade como modos de locomoção até os módulos itinerantes.
CAR-SHARING
Ao vir de carro para a sede de ensino, o aluno receberá gratificações de acordo com a quantidade de pessoas que trará consigo no carro.
Ou seja, quanto mais pessoas você der carona, maior o seu desconto na tarifa do estacionamento.
E assim todos se beneficiam! A cidade fica com menos carros circulando, você consegue dividir a gasolina com os seus amigos e ainda por cima paga menos por isso.
ONDE OS MÓDULOS PODEM ACONTECER?
Buscando atender as necessidades mínimas de cada módulo e do seu público-alvo, uma vez que cada competência pode ser realizada de maneira independente ou não, foram mapeados os equipamentos públicos capazes de atender tais carências. No entorno da sede foram identificados os serviços públicos como pontos de ônibus, restaurantes, hotéis, delegacias, escolas e farmácia.
Assim como foram levantadas essas informações para a sede da Escola de Competências Modular, os possíveis locais para apropriação dos Módulos Itinerantes foram pontuados em locais capazes de subsidiar as atividades a serem desenvolvidas de acordo com cada competência.
Portanto, os módulos onde serão realizadas as trocas na área de Direito, por exemplo, possuem tribunais, fóruns e secretarias nas proximidades. O mesmo ocorre com as demais áreas de estudo como Saúde, onde foram localizados hospitais e postos; Comunicação e Artes, que estão próximos a museus, e Arquitetura e Design, próximos a obras importantes.
Além disso, a localização dos possíveis locais para os Módulos levou em consideração a área de influência de tal ação, ou seja, como a comunidade poderá ser afetada e como será possível deixar alguma contribuição para o espaço após a ocupação, com base nisso. Conforme as características e carências dos habitantes no entorno dessas áreas foram determinados os módulos capazes de suprir essas necessidades, trazer benefícios para a população e enriquecer a experiência vivida pelos alunos.
SEDE DA ESCOLA DE COMPETÊNCIAS MODULAR
+
MÓDULOS ITINERANTES











